Avançar para o conteúdo principal

Entrevista ao autor do Livro Bella Máfia, Vitto GrazianoVitto Graziano

Entrevista ao  

ASSIM MOÇA VINTAGE FEZ A ENTREVISTA AO SEU AUTOR 
PREFERIDO,VITTO GRAZIANO COM O LIVRO BELLA MÁFIA, 


AAQUI VAI VITTO GRAZIANO:
MV- és o autor de Bella Mafia,descreve um pouco o homem por detrás do autor Vitto Graziano?
VG - Um homem simples, às vezes ácido em função das intempéries da vida , mas com um bom coração. 

MV-eu sei que Bella Máfia esteve longos anos para ser acabado e publicado. Por que? 
VG - Bella Máfia é fruto da fusão de uma longa pesquisa com experiências vivenciadas, então esteve em constante atualização ao longo dos anos até o momento certo de ser lançado. O enredo que começou como uma brincadeira acabou se tornando parte de algo muito maior, então fui obrigado a analisar o contexto da realidade a qual estava inserido e externa-lo no papel. Um processo demorado e que, graças a corrupção cada vez mais clara nas instituições, teve de ser reescrito quase uma dezenas de vezes.  

MV- Lembras-te como veio parar o teu livro até mim, eu uma leitora de romances, Portuguesa?
VG - Sim. Foi pelo Wattpad, por sinal, uma ótima plataforma para lançar ideias.

MV-por acaso alguma vez tiveste ideia porque aceitei começar a ler Bella Mafia, uma coisa totalmente diferente de minhas leituras?
VG - Não faço a mínima ideia. Talvez curiosidade. Passo a pergunta para você: Por que?
Eu acho que estou comovida Vitto,minha resposta a pergunta,eu lia romances,tudo igual,e quis pôr à prova que era capaz de ler ,compreender,comentar,um livro tão diferente,que eu não sou tão burra assim,que eu precisava de uma palavra de valorização e tu fizeste isso,preocupaste-te comigo,deste-me valor e eu nunca vou esquecer isso.Obrigado

MV-por acaso alguma vez pensaste o que significa Bella Mafia para mim, o impacto que me causou?
VG - Primeiro, gostaria de dizer que frases iguais a essa fazem valer todo o esforço. Não sei se sabes, mas Bella Máfia tem como principal objetivo alertar as pessoas sobre o contexto político atual do país e o porquê de tantas tristes coincidências, contudo não posso negar que fiquei um pouco surpreso em atravessar o Atlântico. 

MV-Descreve um pouco de Bella Mafia, a mensagem que eu tenho a certeza que tem e que pode passar ao lado para alguns?
VG - Como disse anteriormente, Bella Máfia é um grito de alerta. Nessa alegoria faço questão de explicar algumas das razões para as crises institucionais, em especial na segurança pública e o combate as drogas, trazendo uma análise de como o crime organizado e a politicagem andam lado a lado. É um tema forte e que tende a ser maçante, então fiz questão de elaborar uma ficção nos moldes de Scarface + O Chefão para trazer tais informações de uma maneira mais palatável ao público. 

MV-Que significam para ti os tomos, que estão inseridos no livro Bella Máfia e que quase ninguém fala deles?
VG – Uma pena que poucos leitores comentem, pois os Tomos são verdadeiros avisos para meus leitores. Nestas partes é que debato um pouco mais sobre o grosso da pesquisa e aponto as inúmeras contradições que perfazem o nosso sistema político como um todo.   

MV- Se eu te disser que os tomos são a alma de Bella Mafia, acreditas?
VG - Acredito e confirmo. =)

MV-explica a razão de eu sentir isso?
VG - Não existe explicação melhor do que a sua pergunta. Os tomos são a alma do livro. Uma conversa ás francas, em primeira pessoa, direta ao leitor. Durante os Tomos estamos conectados pela verdade, autor e leitor.

MV-Teu livro é diferente na escrita, tudo se passa no mesmo dia, como conseguiste ter a ideia de puxar um tema, que fala de poder, ganância, dinheiro, mortes, corrupção, juntar em capítulos e ver-se um desenrolar de situações diferentes, mas que tinham um ponto em comum, Salvatore? Descreve um pouco de Salvatore?
VG - Foi um trabalho árduo, mas para que a pesquisa se tornasse mais interessante resolvi criar a personificação de toda a corrupção brasileira e coloca-la como protagonista. Salvador Lavezzo é um exemplo de como a corrupção não precisa ser feia, visivelmente má e com holofotes de maldade apontando em sua cabeça. Sem maniqueísmos. Ele pode ser um megaempresário, traficante, assassino, ladrão, corrupto em quase todos os sentidos, contudo é humano. E, como na política brasileira acontece frequentemente, ele também é simpático, carismático, engraçado e sabe envolver o público com seu charme e lábia.  

MV-conforme ia lendo, ia comentando, sentiste que eu adorei a personagem de Salvatore, ainda te lembras de alguma referência que tenha escrito, sobre o quanto eu adorava e odiava Salvatore?
VG - Lembro. Era engraçado, pois você se sentia culpada em gostar de um personagem tão mau. Contudo, a vida é assim. Nós amamos certas pessoas, mesmo que para outras tantas ela não valha muita coisa. O ser humano é um emaranhado de carne, ossos e sentimentos, então, nem sempre somos lógicos.  

MV-Alguma vez pensaste que eu com minha mente de tentar ler nas entrelinhas, te idolatrei?
VG - Espero que não. Prefiro a sua amizade. =)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

RESENHA DO LIVRO * AS COBRAS NÃO AMAM* DO ESCRITOR FABIANO CALDEIRA

                                                          AS COBRAS NÃO AMAM LIVRO- AS COBRAS NÃO AMAM AUTOR-FABIANO CALDEIRA EBOOK PELA AMAZON O livro *As Cobras não Amam*  do escritor Fabiano Caldeira me dá a felicidade de poder ler e resenhar a história de Lucas (Moon) no ponto de vista de uma Portuguesa que para além da escrita do autor,sua intuição a fez ver muito mais, a descobrir Moon ,agora numa narrativa explícita de 3 partes da história,o passado onde vamos descobrir um jovem gay que viveu um amor por seu Primo Rafael,que lhe provocou muita dor,a sua rejeição por algo que sentiam ,o condicionamento de viver a sua vida,com amizades que não lhe trouxeram nada de bom na procura de algo que fizesse esquecer seu primo. Moon não pediu para amar seu primo,não pediu para nascer,não pediu para ser gay,Moon só queria viver um amor e este sentimento o marcou. Durante o processo de amadurecer,foi se sentindo sempre rejeitado,foi encontrando namorados,mas estes  muito enganosos ,não lhe t

*O MELHOR DO CRIME NACIONAL*

*O MELHOR DO CRIME NACIONAL* ORGANIZADO POR TITO PRATES E VITTO  Graziano -------E------- LUVA EDITORA                         VIDEO DOS AUTORES DE *O MELHOR DO CRIME NACIONAL*                                    CRISTIANE KRUMENAUER                         AUTORA DO CONTO *A DELATORA*                            AUTORA JÚLIA DO PASSO RAMALHO TRECHO DO CONTO *PARA SUA SEGURANÇA, MANTENHA-SE ATRÁS DA FAIXA AMARELA* Essa ilustração é para o conto "Para sua Segurança, Mantenha-se atrás da Faixa Amarela", da Júlia do Passo Ramalho! "Eu descobri a morte aos dez anos. Foi um porquinho da índia chamado Tito. Eu havia ganhado ele de aniversário, mas não foi o presente pedido por mim. Eu queria um kit de jovem cientista, com tubos de ensaio, microscópio e até uma pequena variedade de produtos químicos. Ao invés disso, ganhei aquela coisinha irritante e fedida. O pior eram meus pais brigando comigo e me obriga